O Uso da Joelheira elástica na prática de esportes

20/08/2019

Uso da Joelheira elástica na prática de esportes

A utilização de braces e órteses para os joelhos, popularmente conhecidas como joelheiras, é muito frequente na prática desportiva amadora. Na verdade, existem situações em que o uso está correto e outras situações em que o uso está totalmente contra-indicado. Nesse artigo não nos referiremos às joelheiras de proteção ao impacto, como as utilizadas pelos atletas do vôlei, por exemplo e nem aquelas joelheiras elásticas com orifício patelar.

Existem basicamente dois modelos de joelheiras elásticas usadas no esporte amador.

1. Joelheiras de Neoprene, que são fabricadas em uma peça única de neoprene que o praticante calça e posiciona na altura do joelho. A resistência da joelheira é definida pelo material utilizado na fabricação, o neoporene e não pode ser alterada durante a colocação.

2. Faixas elásticas para aplicação ao redor do joelho. Essas permitem ajuste da resistência e da compressão sobre o joelho durante a colocação. Como oferecem uma compressão poderosa, podem aumentar a carga máxima de peso que o praticante pode levantar, por isso em algumas competições seu uso pode ser proibido.

Joelheiras são acessórios bastante comuns nos box de Crossfit, são produzidas em tecido neoprene ou elástico e auxiliam como um suporte para o joelho na execução dos exercícios de agachamento. A órtese elástica do joelho tem como função restabelecer ou auxiliar na estabilidade articular da região. Ela não tem nenhuma função na retirada ou diminuição de carga da articulação.

Biomecanicamente, a joelheira elástica tem a função de melhorar a coaptação da articulação femuro-patelar durante movimentos de agachamento por exemplo, reduzindo assim pontos de pressão entre o osso da patela e a região troclear do fêmur. Essa melhor coaptação favorece estabilização do joelho e diminui o risco de lesões.

Na prática clínica em nossos protocolos de tratamento, utilizamos a joelheira elástica de forma rotineira em nossos pacientes, principalmente naqueles que apresentam dores na região anterior do joelho como condromalácia e artrose patelo-femoral. Pois além de fornecer maior conforto traduzido em estabilização articular, as joelheiras promovem uma redução da dor no joelho na maioria dos casos durante exercício praticado, deixando os pacientes mais seguros na execução de movimentos, auxiliando na evolução do tratamento.

Quais os benefícios de utilizar a joelheira elástica durante o exercício?

- Melhora da estabilidade articular entre a patela e o fêmur, reduzindo pontos de pressão dessa articulação.

- Mantêm os joelhos aquecidos durante o exercício, aumentando o fluxo sanguíneo local, favorecendo assim a recuperação pós-treino.

- Fornece maior segurança e conforto ao usuário durante execução do exercício.

- Diminui os riscos de lesões pela soma dos fatores.

Pra quem é indicado a joelheira elástica?

- Indicado a praticantes de esportes em geral sem qualquer lesão ligamentar no joelho;

- A todo praticante de atividade física recreacional que tenha dor na região anterior do joelho por alguma doença articular;

- A praticantes de Levantamento de Peso ou CrossFit

- Aos praticantes de qualquer atividade física que realize exercícios de flexão e extensão dos joelhos.

E a quem é contra-indicado as joelheiras elásticas?

A qualquer pessoa que tenha lesão de ligamento, menisco ou cartilagem do joelho.

**Observação: Em caso de instabilidade ou frouxidão da articulação do joelho, procure um profissional Médico ou Fisioterapeuta para uma melhor avaliação da lesão e consequentemente prescrição correta da joelheira, pois existem tipos específicos de joelheiras para estabilização ligamentar que podem ser usadas em um processo de reabilitação.

Contato WhatsApp: (11) 9 9763-5240 | Telefone Fixo: (11) 4024-0741

© 2019 Blog da Aloemed. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora